quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Você sabe reconhecer quando está raciocinando?

Existem diversos métodos para se compreender o raciocínio. Alguns destes pontos de vista funcionam como ferramentas de análise e reconhecimento dessa atividade tão subjetiva, mas tão comum do nosso dia a dia, afinal, todos nós raciocinamos. Mas e você, sabe reconhecer quando sua mente está em ação?

O Estudo Humano que se
preocupa com o raciocínio
chama-se Lógica.
 O raciocínio pode ser entendido como um processo que possibilita as ligações entre os fenômenos e, estes, em processo de decodificação contínua dos sentidos e do pensamento, originam o Conhecimento. Para exercitar o raciocínio, deve-se instigar as capacidades cerebrais de juntar e administrar informação, ou seja, trabalhar a mente!
Para organizar o raciocínio e aplicar a Lógica deve-se, primeiramente, analisar tais Fenômenos, ou seja, tudo aquilo que se apresenta como informação. A Lógica divide-se em diferentes modelos, entre tantos, apresenta-se a Dedução.
   Uma das célebres explicações para a dedução lógica é a aristotélica.

Jogos de tabuleiro exigem estratégias,
Estratégias exercitam o raciocínio,
Logo, Jogos de tabuleiro exercitam o raciocínio.

A partir de duas premissas (duas informações a priori) pode-se estabelecer um resultado. O exemplo simples, acima, pode nos dar uma importante inferência do que resulta o uso da Dedução em grande escala. Por exemplo: a compreensão de um livro e de outro, ambos sobre o mesmo assunto, gera uma conclusão a respeito das premissas do assunto.
Exercitar o raciocínio é fundamental, seja para compreender o mundo, seja para garantir uma vida mental saudável, o fato é que, sem o raciocínio, o Homem não construiria nada do que possui hoje.


Nenhum comentário:

Postar um comentário